quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A vista das mulheres ao longo do tempo na sociedade.

Jeferson do Santos Lima

Ao longo de nossa historia, desde a antiguidade ou até muito antes, a mulher não e bem vista na sociedade, uma serie de preconceito foi colocado para desvalorizar, aqui citada como uma classe. A das mulheres. Quanto tempo demorou para que a mulher tivesse seu valor em nosso ´´mundo globalizado?´´, onde todos os direitos são ditos ´iguais´´ para todos.
Na era da revolução industrial, uma mudança que marcou a historia do homem no século XIIX, a passagem dos tempos agrícolas para a ´´grande`` industrialização, maquinas que vinham substituindo a mão de obra, um aumento na prostituição feminina por falta de oportunidade no novo mercado de trabalho, se já era difícil para o homem imagine para a mulher. Um terrível acontecimento era iniciado, a desvalorização da mulher.
Desde criança, a separação de meninos e meninas é implantado, o menininho veste azul, a menininha rosa, um ganha um carrinho e a outra a boneca, o rapazinho tem que falar grosso, a mocinha,´´Deus que livre´´ não pode jogar futebol, nem muito menos no meio de homem. Então é assim que vemos a separação sendo construída cada um em seu canto, é a sociedade moldando o ser, para o mundo capitalista como diz a teoria da tábua rasa de John locke, onde ele diz que uma pessoa não nasce boa ou má, mas sim, a cultura, religião e sociedade que criará seu gênero.
No país como o Brasil totalmente capitalista, onde a pessoa tem que produzir e consumir, a diferença salarial de homens e mulheres é totalmente diferente. O homem ganhando até três vezes mais que a mulher, uma desigualdade, que afeta famílias dependentes do trabalho feminino, onde às vezes as mesmas não têm marido ou está desempregado ou morreu, a morte se tornou o mais comum, (acidente de trabalho).Se já é difícil ter que pagar as contas com um salário mínimo para uma mulher, imagine ser mulher pobre, e ainda se não é pouco ser negra, (deveríamos pensar), será que com isso voltaríamos a escravidão?
O que mais é mostrado pela mídia sobre as mulheres é, propagandas de cerveja, carros, equipamentos de ginástica entre outros, uma difamação da imagem feminina, uma troca total dos valores, onde não dá para saber se a venda é do determinado produto ou da mulher ou dos dois (pelo preço de um), apenas mostrando o corpo exibindo curvas nada mais, é o que tem sido visto também em programas de televisão de determinadas emissoras.
Não é agora que a mulher luta por um espaço com dignidade na sociedade, por quererem salários justo direitos e deveres iguais, elas conquistaram um pouco de lugar em um mundo machista, onde é o homem que manda, dizem eles, mas não sabem que a mulher é a única a utilizar os dois lados do celebro, agüentar por nove meses uma criança no ventre, é a mais responsável ao dirigir um veiculo e bebendo fora do conveniente, elas são as mais responsáveis sobre determinado assunto. A maior conquista da humanidade não é a evolução da tecnologia, nem muito menos da criatividade, mas sim o vencimento da desigualdade, tanto como o preconceito racial, sexual, regional e contra as mulheres.

Nenhum comentário: